Informações Importantes Sobre a Pintura Airless

A pintura airless é um processo totalmente diferente do executado com pincel ou rolo de pintura. Por utilizar pistola e equipamento específico, a pintura airless requer cuidados especiais para que o resultado fique de acordo com o esperado. Uma vez dominada a técnica da pintura airless, ela traz vantagens e acabamento perfeito, difíceis de conseguir pelos métodos tradicionais de pintura (leia-se com pincel ou rolo).

Se for utilizar a pintura airless pela primeira vez, atente para alguns pontos importantes para conseguir o melhor resultado. Antes de mais nada, faça testes para se habituar com o equipamento, a pistola, o jato de tinta, etc. O equipamento de pintura airless faz grande pressão para a saída da tinta, por isso o manejo da pistola deve ser firme. Experimente trabalhar em um pedaço de papelão antes de partir para o local definitivo que deseja pintar para ter noção da distância do jato de tinta. Faça movimentos ritmados e seguros para que a pulverização seja uniforme, sem áreas com maior quantidade de tinta que podem resultar em manchas. Durante a operação, ligue e desligue o equipamento, dê uma pausa e retome a pintura para ver se o processo continua da mesma forma de antes da interrupção. Você vai se habituando até praticar instintivamente a pintura airless pintura airless.

Após estar mais familiarizado com a pistola e o equipamento, chegou a hora de realizar a pintura definitiva. Prepare o local cobrindo móveis, plantas e demais objetos do ambiente. Ao contrário da pintura com pincel ou rolo, em que o excesso de tinta cai de cima para baixo, a pulverização da pintura airless vai em diferentes direções, por isso é preciso não só proteger a parte de cima da mobília, mas também as laterais, pois são locais vulneráveis que as partículas podem atingir.

No processo de pintura, não faça intervalos muito longos para retomar o local a ser pintado, preferencialmente não superior a 20 minutos. A tinta que está na pistola pode secar e entupir os orifícios da saída de tinta. Será preciso limpar o equipamento para desobstruir os furos, isso irá retardar ainda mais o processo.

Outros pontos importantes na pintura airless são os relativos à segurança. Use óculos de segurança para proteger os olhos das partículas de tinta que ficarão pairando no ambiente. Proteja a cabeça com boné ou chapéu e use roupas velhas, pois é bem provável que a tinta respingue neles.

Um alerta para quem for utilizar equipamentos de pintura airless: como a tinta sai com pressão muito elevada, nunca e em hipótese nenhuma, aponte o jato de tinta para qualquer parte do corpo, pois a força pode causar ferimentos e risco de sangramento. A tinta em contato com a pele pode perfurar e causar infecção. Se isso acontecer, busque ajuda médica o mais rápido possível.
Fonte: ehow.com.br

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet