Como Pintar Madeiras Que Ficam Expostas ao Tempo com Pintura Eletrostática

Cercas, portas ou portões de madeira que ficam expostos às intempéries acabam se deteriorando mais rápido. O sol forte, as chuvas e até mesmo o vento, comprometem sua vida útil, por isso é preciso fazer sempre a manutenção adequada para que a madeira fique bonita e em boas condições. Uma camada de tinta, além de proteger proporciona maior beleza a esses elementos, valorizando a casa.

Entre as diversas técnicas, a pintura eletrostática é uma excelente opção, pois além de ser mais rápida de ser executada, é mais fácil e ocorre menos desperdício de material. Além disso, preserva o meio ambiente, pois não utiliza solvente, que pode matar plantas e comprometer a saúde de animais e, até mesmo a sua. Outra vantagem da pintura eletrostática é o fato de que a tinta penetra nos minissulcos da madeira, fazendo uma cobertura mais eficaz.

Para aplicar a pintura eletrostática é preciso alguns cuidados que vão ajudar a obter o melhores resultados, confira:
– Prepare a superfície da cerca, porta ou portões para receber a tinta. Tire a sujeira e detritos e se a madeira tiver furos, cubra-os com massa própria para madeira. Depois lixe toda a peça e tire qualquer resquício da tinta anterior, se houver. Utilize uma lixa grossa para tirar o excesso e em seguida, outra mais fina para deixar a superfície lisinha.

– Faça o trabalho de pintura em que o dia esteja firme com temperatura entre 10°C e 30°C. Se estiver ventando, será preciso adiar a tarefa, pois como a tinta é pulverizada, a tinta pode se espalhar demasiadamente.

– Ao redor do que for pintar, cubra a área para evitar o contato com a tinta. As plantas podem ser cobertas com panos, enquanto que carros, muretas, etc, o melhor é cobrir com lona plástica, que impede a passagem da tinta.

– Use roupas adequadas e velhas, pense que a tinta pode cair nelas e não sair mais. Se possível, use óculos de proteção, eles são baratinhos e podem ser encontrados em lojas que vendem materiais de construção.

– A madeira absorve a tinta, portanto é possível que seja preciso passar mais de uma demão para conseguir um acabamento uniforme.

– Mantenha o bico pulverizador da pistola de pintura eletrostática na posição vertical e a aproximadamente 2,5cm a 15 cm da superfície a ser pintada, controlando a distância para que a cobertura fique uniforme. Lembre-se que quanto maior a distância, maior a área coberta. Depois de pintar com a pintura eletrostática, deixe secar por 24 horas.
Fonte: ehow.com.br

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet